Aprenda a usar a matriz 5W2H nas tarefas do seu negócio!

ferramentas

Atelier de Mkt

14 de Janeiro de 2022

O que significa a sigla 5W2H?

5W2H quer dizer 5 Ws e 2Hs ou, em bom português: quem, o que, quando, onde, como e quanto. É, basicamente, uma metodologia para definir e executar atividades ou montar planos de ação — desde um projeto enorme ao procedimento mais simples, como comprar um computador novo para a agência, por exemplo. 

O método é considerado uma das ferramentas de gerenciamento de qualidade mais eficazes, pois é fácil e simples de usar. 

Como responder a cada pergunta do 5W2H?

Faça uma análise detalhada para responder aos questionamentos separadamente:

  1. O que? O que será feito? Etapas de ação, descrição;
  2. Por quê? Por que isso será feito? Justificação, razão;
  3. Onde? Onde será feito? Localização, área;
  4. Quando? Quando será feito? Hora, datas, prazos;
  5. Quem? Quem fará isso? Qual pessoa é responsável por isso?;
  6. Como? Como será feito? Método, processo;
  7. Quanto? Quanto custará para fazer? Custos ou despesas envolvidas.

Como você deve ter notado, cada etapa da abordagem 5W2H se refere a uma pergunta diferente. A resposta de uma é o gatilho para a próxima. Devido à simplicidade, esse recurso pode ser usado por pequenas, médias e grandes agências que desejam registrar os fluxos de trabalho sistematicamente, desde agendar reuniões até implementações de projetos mais complexos. 

Como fazer a sua matriz 5W2H?

O tipo da demanda é preenchida na coluna “O quê”, enquanto os motivos pelos quais ela precisa ser executada fica no campo “Por quê”. Responsabilize uma única pessoa (ou “Quem”) pela conclusão de cada ação, mesmo quando equipes inteiras estão envolvidas. 

Isso torna a prestação de contas clara e dificulta especulações sobre as razões de uma tarefa não ser concluída a tempo. 

Tenha atenção ao definir o limite de tempo (Quando), pois é importante evitar a procrastinação com prazos muito longos. 

Resolva o que é necessário colocar na coluna “Onde”. Essa informação pode ser muito útil quando você quiser trabalhar em vários locais ao mesmo tempo. No entanto, lembre-se de que é possível usar esse espaço para indicar lugares onde a equipe vai armazenar dados.

Às vezes é comum deixar o campo “Como” em branco. Afinal, tem certas coisas que todo colaborador sabe exatamente como fazer. Se quiser ser específico, informe um método a seguir ou lista de padrões.

Fonte: Rockcontent - Confira a matéria complet

ferramentas
Escrito por Atelier De Mkt

Produção de Conteúdo