As estratégias da BIC para retomar as vendas em 2022: cashback, e-commerce, kits e PDV

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Atelier de Mkt

25 de Janeiro de 2022

Com a expectativa de recuperar as perdas de 2021, a BIC apresentou suas estratégias para 2022 já focada na volta às aulas. Se no ano passado, o isolamento social fez cair a procura por materiais escolares, agora a atenção está na retomada após a vacinação dos adolescentes e o início da imunização das crianças. O cenário otimista faz com que a companhia volte a se empenhar nas ações.

A BIC apresentou duas campanhas publicitárias para este ano: “Tudo começa com papel e BIC” e “Me Empolguei”. A primeira aborda a tradição da marca, que está presente na vida dos jovens brasileiros há mais de 60 anos e mostra a versatilidade das canetas, que podem ser utilizadas de muitas maneiras na rotina dos jovens, como nas atividades escolares, recreativas, profissionais, entre outros.

A estratégia foi apresentada em um evento sobre educação, volta às aulas e o efeito da pandemia no desenvolvimento pedagógico das crianças, promovido pela marca. Veja abaixo a entrevista com Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil.

Mundo do Marketing - Qual foi o insight da BIC para montar essa campanha falando sobre a importância da caneta na vida do consumidor?

Rodrigo Iasi - A BIC está presente na vida dos brasileiros há mais de 60 anos. Desde então, a marca fez e faz parte da vida acadêmica de milhares de pessoas, afinal, grande parte da população já usou uma caneta Cristal em algum momento. A ideia é criar uma campanha que reforce a importância da caneta na trajetória dos estudantes, seja para anotar uma ideia, fazer planos ou construir o futuro de quem sonha em conquistar seus objetivos.

A ideia é conectar ainda mais o público ao produto e mostrar que as canetas são e sempre foram grandes aliadas. Queremos mostrar que a BIC faz parte de cada passo da trajetória das pessoas, seja para anotar uma ideia, fazer planos ou construir o futuro de quem sonha em conquistar seus objetivos. Até mesmo no lazer ou descanso. Afinal, tudo começa com papel e BIC

Mundo do Marketing - Quais novidades a BIC prepara para 2022 no e-commerce?

Rodrigo Iasi - O Mundo BIC, nosso canal de e-commerce lançado em 2021, é o único local onde os consumidores encontram absolutamente todo o portfólio da marca, com mais de 350 itens disponíveis para compra. Temos produtos e kits vendidos exclusivamente na plataforma, a fim de atrair novos consumidores para o canal e gerar uma experiência mais simples, segura e completa. Ao longo deste primeiro ano, obtivemos um retorno extremamente positivo do público: mais de 827 mil usuários e um milhão de sessões. 

Uma grande novidade é o My Helpper, uma ferramenta para auxiliar o consumidor em todo o processo de compra. Os atendentes virtuais estão à disposição de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, para tirar dúvidas, ajudar com a lista escolar ou na escolha de produtos, indicar as melhores opções ou qualquer outra necessidade do cliente. A princípio, esta ferramenta ficará disponível somente no período de Volta às Aulas, mas já estamos avaliando a possibilidade de implementá-la de forma definitiva no site. 

A BIC também se atrelou à plataforma de descontos Méliuz, agregando uma taxa de conversão até três vezes maior ao site, e aumentando o tempo de navegação dos usuários em até quatro vezes mais, oferecendo ainda cashback de 5% ao consumidor. Estamos estudando outras oportunidades de melhorar cada vez mais a experiência dos usuários em nosso e-commerce. 

Mundo do Marketing - Vai seguir reforçando os kits? 

Rodrigo Iasi - Sim, com certeza. Os lançamentos deste ano tiveram mais promo packs do que o último Volta às Aulas, e a tendência é aumentar cada vez mais o nosso portfólio de kits, com edições especiais e comemorativas, produtos exclusivos, entre muitos outros. Os consumidores adoram e o nosso objetivo é atender às necessidades e preferências dos clientes. 

Mundo do Marketing - E quais ações em PDV a marca realizará? 

Rodrigo Iasi - Estamos com uma ação de cashback exclusiva para clientes que consomem os produtos BIC em lojas físicas, que devolve 50% do valor gasto, com limite de R$30,00 por compra. Para participar, basta comprar qualquer item de papelaria e cadastrar o cupom fiscal no site https://www.bicpromocoes.com.br, ou no whatsapp (11) 99418-4314, e o estorno será feito via PIX ou PicPay. Esta promoção é válida até 28/02/2022. 

Também estamos ampliando a presença da marca nos pontos de venda, com um maior número de materiais visuais da BIC e uma variedade maior de produtos. Recentemente, a BIC lançou o novo key visual de toda a linha Intensity e, desde então, estamos adaptando os materiais de ponta em mais de duas mil lojas, espalhadas por todo o Brasil – com algumas pontas de gôndola dedicadas exclusivamente para arte e criatividade. 

Mundo do Marketing - As crianças e adolescentes estão cada vez mais digitais, quais são as experiências da marca para elas explorarem mais os dedinhos escrevendo/desenhando do que em tablets/telas? 

Rodrigo Iasi - Além de desenvolver produtos que estimulam e incentivam o desenho e a escrita, a BIC lançou, em 2020, a plataforma “O Poder das Cores”, que traz diversas atividades educativas para estimular o ciclo de aprendizado das crianças, em suas diversas fases de desenvolvimento. Apesar de disponibilizados em um site, os exercícios são para impressão, assim os pequenos poderão liberar toda sua criatividade no estilo tradicional: colorindo com lápis na mão.

Mundo do Marketing - O que podemos esperar de promoções e ações da marca para este ano? 

Rodrigo Iasi - Temos duas campanhas publicitárias, “Tudo começa com papel e BIC” e “Me Empolguei”. A primeira aborda a tradição da BIC, que está presente na vida dos jovens brasileiros há mais de 60 anos e, mostra a versatilidade das canetas BIC, uma grande aliada na rotina dos jovens – seja em atividades escolares, recreativas, profissionais, entre outras. A BIC faz parte de cada passo da trajetória do estudante, do início ao fim. 

Já “Me Empolguei” mostra, de maneira divertida e descontraída, as muitas formas de utilizar os marcadores permanentes BIC Intensity, nas mais diversas superfícies: vidro, plástico, metal, skate, submarino, ou até mesmo no chifre de um unicórnio ou no sol. Onde a imaginação do consumidor mandar, afinal, o objetivo é se empolgar pra valer.  

Além da veiculação dos vídeos, vamos acionar influenciadores de diversos segmentos para ampliar o alcance das campanhas. Queremos que nossos produtos cheguem no maior número de pessoas possível e, para isso, não vamos medir esforços ao longo de 2022. Estamos traçando estratégias para novas ações além do período de Volta às Aulas 2022, e, claro, já pensando em 2023, afinal esta é a época mais importante do ano para a categoria de papelaria.  

*Com a colaboração de Claudio Martins.

Fonte: Mundo do Marketing

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Escrito por Atelier De Mkt

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