O Consumidor Moderno

consumidor

Atelier de Mkt

17 de Março de 2022

Um dos objetivos de toda empresa é satisfazer os desejos e necessidades de seu público. Afinal, clientes satisfeitos geram mais reconhecimento e vendas. Mas para que isso aconteça, é necessário entender o comportamento do consumidor, seus interesses e hábitos. Só assim é possível entregar as soluções mais adequadas. Assim, se seu objetivo é vender para o novo consumidor, independentemente do produto ou serviço oferecido, é fundamental conhecer esse perfil.

A internet e a transformação digital revolucionaram a maneira como acessamos informações e fazemos compras. Antigamente, o consumidor era obrigado a ir pessoalmente em várias lojas para escolher qual produto comprar. Hoje em dia, esse quadro mudou. Bastam alguns cliques para definir a melhor opção e até mesmo fechar a compra. Em um contexto tão dinâmico, portanto, é essencial conhecer o comportamento do consumidor e como seu negócio pode tirar proveito disso. Confira:

 

- PROCURA POR SOLUÇÕES PARA OS SEUS PROBLEMAS PELA INTERNET:

Uma das principais características do comportamento do consumidor atual é a autonomia na hora de buscar respostas. Para resolver a maioria de seus problemas, o consumidor faz uma busca na internet, ou seja, ele corre atrás da informação.

- QUER REALIZAR COMPRAS SEM MUITA BUROCRACIA:

O consumidor atual quer comprar com agilidade e zero burocracia. Processos muito demorados, complicados e confusos são desestimulantes e resultam na desistência da compra. As páginas de venda devem ser criadas pensando na melhor experiência do cliente.

- NÃO QUER SER BOMBARDEADO POR PROPAGANDAS:

No passado, a maneira mais rápida de atingir um cliente era a empresa investir em propagandas o tempo inteiro. Como o comportamento do consumidor mudou, agora, quem procura uma marca ou empresa é o próprio cliente. Isso porque o consumidor moderno gosta de ser parte ativa na relação de consumo.

- TEM INTERESSE PELAS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO:

O consumidor moderno quer ser o primeiro a experimentar novas tendências. Todos os dias são lançadas novidades em vários setores. São novos produtos, serviços, processos e muito mais. E o consumidor atual não quer esperar até amanhã para colocar as mãos em algo novo.

- PREOCUPA-SE COM PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS E EVITA DESPERDÍCIOS:

Uma das características do comportamento do consumidor moderno é a valorização do meio ambiente, da sustentabilidade e do aproveitamento correto dos recursos naturais. Não se trata de uma modinha, mas sim de uma preocupação verdadeira com o futuro da humanidade.

- PREZA POR SEGURANÇA AO REALIZAR UMA COMPRA:

Na hora de confirmar uma compra, o consumidor moderno espera por segurança completa. Então, os sites devem oferecer certificados de segurança verificáveis, que atestem a integridade da operação.

- É INCLUENCIADO PELAS PESSOAS QUE ADMIRA:

Uma das características mais atuais do consumidor é a tendência de comprar com base em orientações fornecidas por pessoas que sabem muito de um determinado assunto. Esse são os chamados influenciadores digitais, profissionais que compartilham com o público os seus gostos e opiniões pessoais. 

- COMPARA DIFERENTES MARCAS PARA AVALIAR QUAL MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO:

Antes de fazer uma compra, o consumidor moderno pesquisa na concorrência. Se no passado era preciso ir de loja em loja para conferir os preços e condições de pagamento, agora é muito mais fácil. A internet disponibiliza diversos recursos para que os consumidores tenham acesso a informações reais sobre os produtos.

- QUER SE SENTIR PARTE DE UMA COMUNIDADE:

As compras no mundo moderno não são baseadas apenas em interesses individuais. O comportamento do consumidor mudou, passando a integrar a coletividade. Em suas relações comerciais, os novos clientes querem se sentir parte de algo maior, parte da comunidade na qual estão inseridos. Essa mudança explica, por exemplo, a tendência pelo uso de sacolas ecológicas no lugar das tradicionais sacolas plásticas. Ninguém quer ser visto na rua como sendo responsável pelo aquecimento global e outros problemas ambientais.

- GOSTA DE SABER A OPINIÃO DOS OUTROS SOBRE O PRODUTO:

O consumidor atual confia de forma significativa na opinião de terceiros, ainda que estranhos. Essa constatação explica o crescimento de sistemas de recomendação, como as avaliações do Airbnb e Ifood, por exemplo. Existem estudiosos do mercado que apontam a confiança como nova moeda, tão importante quanto o dinheiro. Ou seja, as pessoas confiam muito no que seus pares estão falando sobre determinado produto ou serviço.

 

Você acabou de conhecer as 10 principais características do comportamento do consumidor atual. No entanto, existem variações que devem ser observadas mais de perto e, principalmente, para cada negócio. Afinal, pode até ser que uma pessoa que consome produtos fitness tenha interesse em moda para gestante, mas a probabilidade do público ser diferente é bem grande. Por isso, é muito importante que cada empreendedor consiga traçar o perfil de seu cliente ideal. Só assim você conseguirá pensar em estratégias de marketing específicas e assertivas para seu contexto. A pesquisa de mercado deve ser uma constante na empresa. Avaliar as transformações no perfil do consumidor é fundamental para tomar atitudes que possam trazer resultados melhores.

 

Fonte: Hotmart.com

consumidor
Escrito por Atelier De Mkt

Produção de Conteúdo